Quem foi o construtor do monumento Tortura Nunca Mais?

Demetrio Albuquerque
Concebido pelo arquiteto piauiense Demetrio Albuquerque, foi o primeiro monumento construído no país em homenagem aos mortos e desaparecidos políticos brasileiros.

O que é o Movimento Tortura Nunca Mais?

O Grupo Tortura Nunca Mais/RJ (GTNM/RJ) foi fundado em 1985 por iniciativa de ex-presos políticos que viveram situações de tortura durante o regime militar e por familiares de mortos e desaparecidos políticos tornando-se, através das lutas em defesa dos direitos humanos em que tem participado e desenvolvido, uma …

Quais as principais lutas do Grupo Tortura Nunca Mais?

O Movimento Tortura Nunca Mais é um grupo brasileiro de apoio aos direitos humanos que surgiu como instrumento de luta dos familiares dos mortos, desaparecidos e torturados políticos durante o período do regime militar implantado no Brasil em 1964.

O que é considerado tortura?

De acordo com a Organização das Nações Unidas (1987), tortura, seja física ou psicológica, é todo ato com a intenção de causar dor ou sofrimento intencionalmente. Essa descrição faz referência à tortura exercida no contexto de guerras e sequestros.

Quem é Cecília Coimbra?

Cecília Coimbra foi militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB). Durante sua graduação em Psicologia, foi presa no DOI-CODI/RJ, em 1970, no Rio de Janeiro, chegando a ser torturada muitas vezes. Atualmente, é vice-presidente do Grupo Tortura Nunca Mais/RJ.

Quais são as condutas que são descritas como tortura?

A Lei 9.455/97, que define os crime de tortura, dentre as condutas ilícitas descritas, prevê que quem constrange alguém a prestar informação ou declaração, sob ameaça ou violência, resultando em sofrimento físico ou mental, comete o crime de tortura.

O que é considerado tortura psicológica?

A tortura psicológica é uma forma devastadora de violência. Ela destrói a autoestima, a autoconfiança e o amor-próprio das vítimas por meio de ataques sutis. Raramente a pessoa que sofre essa violência reconhece os impactos dela em sua saúde mental.

O que pode ser considerado tortura?

Tortura é, por definição médico-legal, um meio cruel de prática criminosa, entendido como ato desumano, brutal, que atormenta e causa padecimento desnecessário à vítima, por livre deliberação do torturador. Mais do que ferir o matar a vítima, busca o agente impor-lhe sofrimento mediante sua ação lesiva.

Quais são os tipos de tortura psicológica?

Tortura psicológica em prisioneiros.

  • Tortura psicológica e emocional contra a mulher.
  • Tortura psicológica no trabalho.
  • Tortura psicológica na escola.
  • Ver também.
  • Quais os tipos de violência psicológica?

    Violência Psicológica

    • Ameaças.
    • Constrangimento.
    • Humilhação.
    • Manipulação.
    • Isolamento (proibir de estudar e viajar ou de falar com amigos e parentes)
    • Vigilância constante.
    • Perseguição contumaz.
    • Insultos.

    Como identificar uma tortura psicológica?

    5 sinais do agressor do abuso psicológico

    1. Nega a verdade.
    2. Usa o que é querido pela vítima contra ela.
    3. As ações não combinam com as palavras.
    4. Fala algo positivo para confundir.
    5. Tenta colocar a vítima contra as pessoas.
    6. Cria justificativas para o comportamento do abusador.
    7. Está sempre pedindo desculpas.